PETROLINA SOCIAL

Transforma Petrolina: Trabalho voluntário é critério de desempate em concurso público do município

O trabalho voluntário agrega vontade, benefício ao próximo e disponibilidade em ajudar. Há um ano, através da Lei de Incentivo ao Voluntariado 009/2021, quem exerce esse tipo de serviço no município e tem certificação emitida pela plataforma do Transforma Petrolina, detém garantias como: critério de desempate em concursos públicos e folga.

A Lei municipal, aprovada por unanimidade pelo poder legislativo e sancionada em 14 de abril de 2021, considera o trabalho voluntário como critério de desempate em concursos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, e estabelece que a cada 10 horas de trabalho voluntário prestados trimestralmente possam ser aproveitadas como folga para funcionários da prefeitura de Petrolina.

O público pode se cadastrar como voluntário na plataforma www.transformapetrolina.com.br. O site dispõe de centenas de vagas  conectadas com as necessidades das iniciativas sociais que fazem parte do programa. A emissão do certificado é realizada de forma virtual após o voluntariado concluído.

“O ser humano tem capacidade de cooperar. A Lei de Incentivo ao voluntariado, como o próprio nome diz, funciona com o propósito de despertar aquilo que o nosso coração já almeja”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

Nayra Lima/ Ascom TP