BRASIL ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro parte para o ataque contra Lula em propaganda na TV

A campanha do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), recorreu à estratégia de atacar o principal oponente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em suas inserções no rádio e na televisão. A propaganda desta 3ª feira (6.set.2022) mostrou pessoas criticando o petista por uma declaração sobre roubo de celulares.

Conforme antecipou o Poder360, a 1ª leva de propagandas eleitorais de Bolsonaro teve foco nas obras e realizações em geral do governo. A ideia de mostrar um candidato menos combativo e mais propositivo partiu do QG de campanha em busca de “furar bolhas”, isto é, agregar votos daqueles que não estão “convertidos” ao bolsonarismo. Dado o desânimo com a recuperação tímida do presidente nas pesquisas de intenção de voto, foi adotado o novo plano.

A inserção gira em torno de um discurso do ex-presidente Lula em 9 de novembro de 2019 no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Paulo. “Eu não posso mais ver jovem de 14, 15 anos assaltando e sendo violentado, assassinado pela polícia, às vezes inocente ou às vezes porque roubou 1 celular”, disse Lula à época.

O chefe do Executivo criticou em outras ocasiões a declaração de Lula e já chegou a afirmar que “ladrão de celular tem que ir para o pau”.

Na peça preparada pelo PL, pessoas escolhidas pelo partido condenam em sequência o que disse Lula. “Com meu presidente, o buraco é mais embaixo”, diz um deles.

No vídeo veiculado, o candidato a vice-presidente na chapa que tenta a reeleição, Walter Braga Netto (PL), estreia com uma participação mais expressiva. O general recebeu a tarefa de falar sobre os números de violência que, segundo a propaganda, caíram no governo Bolsonaro.

ESTAGNAÇÃO

O cenário para a sucessão presidencial seguiu estável depois da 1ª semana de campanha e do início da propaganda eleitoral, mostrou pesquisa PoderData realizada de 28 a 30 de agosto de 2022. De acordo com o levantamento, Lula (PT) manteve o percentual de duas semanas atrás e hoje lidera a disputa no 1º turno com 44%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) variou 1 ponto percentual para baixo e marca 36%.

Essa estagnação foi um dos motivos para o início da nova fase nas inserções preparadas pela campanha do atual presidente. A vantagem do petista sobre Bolsonaro, hoje, é de 8 pontos percentuais, a mesma registrada 1 mês antes.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 28 a 30 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 308 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06922/2022.