JUSTIÇA POLÍTICA

Sérgio Cabral deve deixar presídio na segunda-feira

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral aguarda os trâmites burocráticos para deixar a Unidade Prisional da Polícia Militar em Niterói (RJ). A defesa do político acredita que ele deverá ser liberado antes do Natal, na segunda-feira (19). A partir de então, ele deverá cumprir ordem de prisão domiciliar.

“Estamos aguardando o envio dos ofícios comunicando a decisão e a expedição do alvará de soltura. Dificilmente isso acontece ainda hoje. É mais provável que ocorra na segunda-feira, quando há expediente normal”, disse à Agência Brasil o advogado Daniel Bialski.

Na noite de sexta-feira (16), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de 3 votos a 2 para derrubar a prisão preventiva do ex-governador. O político está preso desde 2016, suspeito de comandar uma organização criminosa que fraudava licitações e cobrava propina de empreiteiras.

O julgamento foi realizado no plenário virtual do colegiado. Os votos pela soltura foram proferidos pelos ministros Ricardo Lewandowski, André Mendonça e Gilmar Mendes. Edson Fachin, relator do caso, e Nunes Marques votaram para manter a prisão. 

Fonte: Jornal O Tempo