BAHIA

Lula diz que equipes do governo não foram montadas ainda porque ‘tem que tirar bolsonaristas escondidos’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (14) que equipes do governo federal ainda não foram montadas porque é preciso retirar bolsonaristas “escondidos”.

Segundo Lula, a responsabilidade de retirar apoiadores do governo anterior, que estão “às pencas” na estrutura segundo o presidente, é do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).

O presidente deu a declaração ao comentar um pedido para a criação de uma universidade na cidade baiana de Santo Amaro, no recôncavo da Bahia. Lula pediu paciência à população para poder retirar os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) do governo.

“Eu já recebi aqui até uma pauta da criação de universidade aqui nessa cidade. Eu acho que essa cidade merece. O vocês têm que ter é um pouquinho de paciência porque nós estamos apenas há 40 dias no governo. A gente ainda nem conseguiu montar as equipes que a gente tem que montar. Porque nós temos que tirar bolsonaristas que estão lá escondidos às pencas. E a responsabilidade de tirar eles é do Rui Costa. É o Rui Costa que tem que assinar as medidas para tirar aquela gente que tá infiltrada dentro do nosso governo”, disse.

Lula visitou a cidade da Bahia para entregar moradias populares à população atendida pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida. O presidente também assinou a Medida Provisória (MP) que reestrutura a iniciativa governamental de financiamento de imóveis para famílias de baixa renda.

Após mais de um mês de governo, parte dos ministérios continua com cargos vagos para o segundo escalão. São postos que se reportam diretamente para o ministro e que o auxiliam a conduzir as políticas públicas.

A situação se estende também para algumas estatais e autarquias, que seguem com dirigentes interinos até que o novo governo defina quem serão os novos titulares.

Novo Minha Casa, Minha Vida

De acordo com a Casa Civil, a intenção do governo é contratar 2 milhões de obras até 2026.

Na retomada, o programa vai focar:

  • 50% do financiamento em casas de famílias com renda de até R$ 2.640 – a chamada “Faixa 1”, que havia sido excluída no programa habitacional de Bolsonaro (veja mais abaixo).
  • também vai incluir pessoas em situação de rua na lista de possíveis beneficiários da iniciativa;
  • e ainda deve ampliar o número de unidades e repasses para a locação social. A medida foi criada no Casa Verde e Amarela, de Bolsonaro, para subsidiar o aluguel de unidades habitacionais.

Fonte: g1 Bahia