BRASIL SAÚDE

Duas crianças morrem após surto de gripe no Amapá

Duas crianças morreram neste final de semana após um surto das síndromes gripal e Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amapá. Um dos casos é uma criança indígena que morreu neste domingo (14) após agravamento de bronquite.

A criança indígena era de Pedra Branca do Amapari, distante 183 quilômetros de Macapá, e estava internada no Pronto Atendimento Infantil (PAI) com sintomas de desconforto respiratório.

De acordo com o governo, todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediatricas estão lotadas.

O Governador do estado, Clécio Luis (Solidariedade), reuniu com os prefeitos dos 16 municípios do amapá para tomar medidas emergenciais. O Ministério da Saúde foi informado sobre o quadro epidemiológico infantil do estado. A prefeitura de Macapá adiantou a vacinação para o público em geral da influenza.

Veja abaixo as medidas definidas após a reunião para cobater o surto:

  • Aumento de UTIs em Macapá e Santana
  • Intensificação da campanha de vacinação
  • Decreto com medidas sanitárias
  • Restituição do Comitê de Emergência em Saúde
  • Reforço de oxigênio nas unidades de saúde
  • Aumento de escalas de plantões

O que é a influenza?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.

Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.

A vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.