O presidente do PT em Juazeiro, Luiz Félix, tem afirmado várias vezes que o ex-prefeito Isaac Carvalho será o candidato do partido para às eleições de 2024, mas caso seja confirmada a inelegibilidade de Isaac, o partido tem um plano B, ou seja, terá um outro candidato pronto para concorrer?
Por conta de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o “vaqueiro” segue inelegível e, por enquanto, não poderá disputar as eleições de 2024. A condenação foi mantida em junho 2023, após decisão do ministro Benedito Gonçalves, que negou, à defesa do ex-gestor, um pedido de extensão de prazos para recursos em processo de improbidade administrativa que segue em curso na justiça.
O que comenta-se nos bastidores da política, é que o PT e Isaac Carvalho terá vários planos caso se mantenha a inelegibilidade. O primeiro é lançar Ellen Carvalho, a esposa. Mesmo com o desempenho surpreendente nas eleições de 2022, quando conquistou cerca de 32 mil votos, a resistência como o seu nome, é que ela sofrerá mais a influência de Isaac num eventual governo.
O segundo plano é o nome de Edson Tanuri, o PT tem menos resistência, embora seja um nome ligado a Isaac. Para o partido, Edson não sofrerá tanto a influência, e terá uma postura mais independente. Principalmente em razão da origem política. Edson é filho do ex-vereador José Carlos Tanuri, neto do ex-prefeito Américo Tanuri e irmão do vereador Alex Tanuri. O que pesa contra é Edson é justamente a relação da família com o poder nos últimos 70 anos.
Fala-se também nos nomes de de Tom Zé e Márcio Jandir, ambos advogados e empresários. O plano com esses nomes seria a última possibilidade para às eleições de 2024.