POLÍTICA

Juazeiro: Qual será a marca da nova gestão municipal?

Após o resultado das eleições no dia 06 de outubro, com a vitória do candidato Andrei Gonçalves, pondo um fim ao sonho de reeleição da prefeita Suzana Ramos, a comunidade juazeirense se enche de expectativa de como será a nova gestão municipal frente aos desafios que se tem pela frente.

O que se espera é que a transição tranquila, republicana, sem palanques e midiatização dos fatos. Segundo fontes, Andrei acha que devido à boa relação que mantém com a atual prefeita Suzana Ramos, a transição será feita sem percalços.

O novo prefeito vai precisar de muito empenho para cumprir as promessas de campanha. Pelo tom pós eleições se percebe que haverá muita dedicação, mas também muito marketing para potencializar os feitos. Embora pelo anseio da comunidade, não será sempre que o marketing vai funcionar tão bem.

Andrei Gonçalves prometeu um choque de gestão, mas como implementar uma nova forma de fazer gestão com tantos aliados? Ao contrário do prefeito, todos os seus aliados são responsáveis em alguma medida pela a cidade que temos.

A máquina precisa acomodar os aliados em seus múltiplos e diversos interesses, que muitas vezes não são nada republicanos. Um outro ponto sobre a máquina pública são ás eleições de 2026.  Os deputados Roberto Carlos e Zó, ou tentam a reeleição ou galgam outros espaços na esfera de poder. E precisam da máquina ao seu favor.

Não há dúvidas, a força dos governos estadual e federal são muito importante, mas como fazer a gestão sem estar aliados a eles? O resultado das eleições de 2026 vai ser muito importante para se definir de como será toda a gestão de Andrei Gonçalves.

Divisão de Secretarias

Em relação as secretarias, acredita-se que o prefeito vai extinguir a ADEAP – Agência de Desenvolvimento Econômico. A criação de uma nova secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, que será responsável por fomentar o desenvolvimento local, seja fortalecendo as indústrias e comércio já existentes ou atraindo novos empreendimentos, com apoio dos governos federal, estadual e deputados.

Saúde

Sobre a saúde, um dos principais temas de preocupação da população, Andrei terá um desafio de como implementar uma gestão eficiente com uma Rede que somente suga os recursos do município. A Rede PEBA, é composta por 53 municipios que usam toda a estrutura do SUS em Juazeiro, mas que efetivamente os outros municípios e o estado não ajudam a pagar a conta. Mas não será difícil conseguir equacionar, o governador Jerônimo Rodrigues, ao contrário do que fez durante a gestão de Suzana Ramos, disse que vai se empenhar em trazer mais benefícios para Juazeiro.

Quem vai escolher a pessoas que irá responder pela Educação, serão os próprios profissionais?

Andrei poderia inovar criando uma lista tríplice para a escolha do nome para gerir a secretaria de Educação. Seleciona dois ou três nomes e deixar a decisão final nas mãos dos profissionais da educação, incluindo não apenas professores, mas todos que atuam na área.

Escolha dos Secretários

Quanto à escolha dos secretários, que a seleção será baseada em um equilíbrio entre competência técnica e aspectos políticos. Uma administração eficaz não pode ser puramente técnica ou exclusivamente política, e que o critério seja buscar pessoas competentes que serão cobradas pelo gestor e pela população. E que não nomei que não se pode exonerar, ficando claro que, se algum secretário não corresponder às expectativas, possa sem hesitar, fazer as substituições.

Que a marca do novo gestor seja em trazer um novo dinamismo à administração municipal, mantendo o zelo com os recursos públicos, mas focando principalmente no desenvolvimento socioeconômico, na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e na eficiência na execução de projetos.

Deixe um comentário