O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Tabuleiro foi palco de uma ação educativa que reuniu diferentes gerações em um diálogo sobre como pequenas ações cotidianas podem contribuir para um ambiente mais limpo, saudável e sustentável. O evento, realizado na última sexta-feira (25), teve como objetivo refletir sobre a importância do cuidado com o espaço urbano e como atitudes simples podem fazer toda a diferença na preservação do meio ambiente.
“Dialogando com a comunidade, os moradores entendem o que vem sendo feito pela cidade e qual a contribuição deles nesse projeto. Foi uma roda de conversa onde a gente encontrou com adolescentes, com pessoas adultas, com pessoas idosas, todo mundo colocando o que acha, o que é que pode ser feito. Na realidade, esses encontros devem acontecer mais vezes, com mais continuidade”, destaca Márcia Moura, diretora de proteção social básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome.
Voltado para o projeto: “Eu limpo, Você limpa e Juazeiro Limpa”, a palestra trouxe à tona a ideia de que a mudança começa na rua, no bairro, e se espalha por toda a cidade. “Não é só importante, como é maravilhoso para o bairro essa ação, porque a gente vê que tem o jovem, tem o idoso e o adulto para conscientizar. Cada vez que você mantém sua rua, seu bairro limpo, a cidade agradece”, afirmou Cícero José Alves, trabalhador rural.
A ação, realizada pela equipe de referência do CREAS Tabuleiro, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), também contou com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), e reforçou a ideia de que a mudança começa no simples ato de cuidar do que nos cerca. Ao se conscientizarem sobre o impacto de suas atitudes, os cidadãos de Juazeiro têm o poder de transformar a cidade em um lugar mais limpo, agradável e sustentável para todos.
Lusilena Pires de Jesus, palestrante, pedagoga e supervisora de educação ambiental na Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), também compartilhou sua visão sobre o evento: “Nós tivemos uma tarde maravilhosa com jovens, com crianças, com a terceira idade, onde conversamos sobre essa relação da população com a natureza. Está na hora de todos juntos participarmos dessa discussão sobre o futuro que queremos para Juazeiro.” Ela destacou, ainda, a importância da proposta do Juazeiro Limpa, uma iniciativa que visa engajar a população em práticas sustentáveis para o bem-estar coletivo.
Fonte: Ascom PMJ