Aconteceu nesta segunda-feira (07), no auditório da Codevasf, em Petrolina, a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Sertão do São Francisco. O evento debateu temas globais e questões transversais voltadas ao fortalecimento da produção rural, além de eleger os delegados e suplentes que participarão da etapa estadual da conferência, prevista para ocorrer ainda neste segundo semestre, em Recife.
A conferência integra um conjunto de 12 encontros realizados no Estado de Pernambuco, que reúnem movimentos sociais e sindicais, organizações populares, comunidades tradicionais e a sociedade civil organizada. O objetivo é construir propostas em defesa do homem e da mulher do campo, da agroecologia e do fortalecimento de políticas públicas para a Agricultura Familiar.
Além de representantes de Petrolina, participaram do evento delegações dos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Orocó, Dormentes e Afrânio.
Durante a construção do documento com as propostas a serem apresentadas na etapa estadual, foram debatidos cinco eixos temáticos:
1. O papel do Brasil rural e as crises globais;
2. Transformação agroecológica dos sistemas alimentares;
3. Democratização do acesso ao território, à terra e à água;
4. Direitos sociais e bem viver;
5. Estado, participação popular e políticas públicas para o Brasil rural.
Além disso, também foram elaboradas propostas com eixos transversais, como: autonomia das mulheres, emancipação da juventude e sucessão rural, e promoção das comunidades tradicionais. As propostas aprovadas abrangem desde questões globais, como o aquecimento global, até temas interdisciplinares como saúde, educação e segurança pública.
Delegados escolhidos:
Titulares:
• Manoela Araújo – STR de Santa Maria da Boa Vista
• Eliete Ferreira – Sintraf-Petrolina
• Carlos Possídio – IPA Petrolina
• Reginaldo Matos – MST
• Maria do Rosário Souza – Fetape
Suplentes:
• Ionara Gonçalves – Prefeitura de Petrolina
• Camila Gondim – STR de Orocó
• Jeová Rodrigues – IPA Petrolina
• Ramiro Olivier – MST
• Maria de Jesus Santos – STR de Santa Maria da Boa Vista
Durante o evento, o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Condraf, Henrique Marinho, destacou: “É um momento de reconstrução das políticas públicas da Agricultura Familiar.”
A presidente do Sintraf-Petrolina, Isália Damacena, ressaltou: “A participação no evento é de grande importância para lutar por ações de incentivo ao homem e à mulher do campo do Sertão do São Francisco.”
O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Pernambuco, Caetano De Carli, encerrou destacando a expectativa em torno da Conferência Nacional, que acontecerá em março de 2026: “É o momento de avaliação, planejamento e levantamento de propostas voltadas à Agricultura Familiar.”
Mônia Ramos – Jornalista
ASCOM Sintraf-Petrolina