A manhã desta segunda-feira (28) foi de aprendizado e diversão para os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, em Juazeiro. As crianças participaram de uma trilha socioambiental pelas ruas da cidade e puderam aprender mais sobre a história e a cultura local, também ouviram atentas sobre preservação ambiental, com foco especial no Rio São Francisco.
A atividade foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente/Sema, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação/Seduc, representada pela unidade escolar, e a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Secult, e teve como objetivo despertar nas crianças o sentimento de pertencimento e o olhar atento à preservação ambiental desde a infância.
Segundo a supervisora de Educação Ambiental, Lusilêna Pires, ações como essa são fundamentais na formação das novas gerações. “Nossas crianças precisam dessa identidade, desse pertencimento, desse olhar voltado para o rio, para as tradições culturais, para a nossa história. Com esse conhecimento de sua cultura, elas se tornam adultos mais conscientes”, destacou.
Durante o percurso, os alunos ouviram a lenda do Nego D’Água, visitaram a Catedral de Juazeiro e seguiram até o Vaporzinho, onde ouviram atentas o professor Salvador Gonzaga contar um pouco da história da embarcação que marcou época na cidade e que, durante 60 anos, ajudou no desenvolvimento econômico e social da Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. Também refletiram sobre a importância do Rio São Francisco em todo esse contexto e sua contribuição vital para a região, entendendo a importância dos cuidados para sua preservação.
A pequena Laura tem apenas dez anos, mas já sente orgulho de ser juazeirense e de aprender sobre seu lugar no mundo. “Esse é um momento muito especial para a gente se orgulhar de Juazeiro, nós temos que respeitar, temos que cuidar porque é a nossa Juazeiro. Precisamos não jogar lixo porque tudo que a gente cuida, a gente tem”, explicou a garotinha.
A gestora da unidade escolar, Suhêllane Caroline, ressaltou que a iniciativa faz parte de uma programação especial no calendário de aniversário da cidade. “Muitas crianças não conhecem a própria história de Juazeiro, então decidimos trazer todas as turmas para esse passeio. Conseguimos unir teoria e prática, trabalhando também a questão ambiental e a valorização do nosso patrimônio cultural”, afirmou.
Os alunos vivenciaram um momento de conexão entre natureza e urbanidade, colocando em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.
Thamires Costa – Ascom PMJ/SEMA