A aprovação de 59% do governador Jerônimo Rodrigues, divulgada nesta sexta-feira (22), reflete, na avaliação de sua articulação política, um trabalho marcado por entregas, anúncios e projetos em todas as regiões da Bahia. A alta aprovação na pesquisa Quaest, feita com eleitores entre 13 e 17 de agosto, confirma a estabilidade na imagem positiva da gestão.
“Agosto exemplifica esse esforço permanente de governar para todos, de segunda a segunda, enfrentando os principais desafios da população: combate à criminalidade, fortalecimento da rede de saúde, expansão da educação em tempo integral, melhoria das estradas, além de ações de combate à fome e à seca”, afirma Jerônimo.
Uma das prioridades da gestão, na segurança pública, o governador ultrapassou em Ipecaetá a marca de 200 unidades entregues, com a inauguração de um pelotão da Polícia Militar e uma delegacia territorial. Em Salvador, assinou projetos de lei que reestruturam a área, reorganizando polícias Civil e Militar e ampliando a capacidade operacional do estado. Novas viaturas também foram entregues em diversas regiões.
O destaque da educação foi a sanção do Programa Bahia Alfabetizada, que envolve os 417 municípios na meta de alfabetizar todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. Também foram inaugurados novos colégios de tempo integral em Marcionílio Souza, Mucugê e Cansanção, além de ampliações em Guanambi e da nova sede em Tanquinho, consolidando a prioridade de ampliar a rede de ensino em tempo integral em todo o estado.
A saúde também tem sido foco de atenção de Jerônimo. Ele autorizou a construção do Hospital e Maternidade Regional de Serrinha, um investimento de R$ 173,5 milhões, e reforçou a rede hospitalar com entregas de ambulâncias, vans para Tratamento Fora do Domicílio, centros de reabilitação e equipamentos em municípios como Guanambi, Ichu, Tanquinho e Caculé.
O time do governador acredita que o investimento em infraestrutura vem pavimentado o desenvolvimento econômico da Bahia. Já foram entregues trechos importantes, como os 40 km pavimentados da BA-573, entre Guanambi e Matina, e o acesso pavimentado à BA-142, em Mucugê. Hoje (23), Jerônimo vai inaugurar 50 km restaurados das BAs 411 e 233, no Sisal, além de novas pavimentações urbanas e sistemas de abastecimento de água em Ichu e Tanquinho.
No campo da cultura, Jerônimo acompanhou as obras de modernização do Teatro Castro Alves, em Salvador, que recebe investimento de R$ 260 milhões para requalificação e ampliação em cinco eixos, incluindo acessibilidade e sustentabilidade.
As mudanças na comunicação também já seriam perceptíveis, com campanhas publicitárias regionalizadas, com diversidade de linguagem e anúncio de ações focadas no território. Como o anúncio da “obra gigante” do VLT, é o conjunto de ações e obras que foram pauta da campanha regional recente.
Assim, para a articulação política de Jerônimo, agosto vai se consolidando como um retrato do ritmo de governo: entregas, autorizações e projetos que reforçam a presença de Jerônimo em todas as regiões da Bahia, respondendo às demandas da população e transformando o estado em um canteiro de obras e iniciativas sociais.