As chuvas que castigaram o extremo-sul da Bahia desde o mês de novembro de 2021, deixou um rastro de muita destruição e mortes, mas também despertou a solidariedade em muitos brasileiros.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) lançou uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas, as doações podem ser entregues em todos os quarteis no estado. O 9º Grupamento de Bombeiros Militar sediado em Juazeiro, recebeu centenas de doações: alimentos, água, material de higiene e muitas peças de roupas e calçados, estima-se cerca de 4 mil peças de roupas e calçados.
As doações superaram as expectativas. Com parte do efetivo empregado em diversas missões, faltou pessoal para fazer a triagem das peças de roupas e preparar os kits das cestas básicas.
Diante da dificuldades de se realizar a triagem, principalmente das peças de roupas, alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM) e da Uninassau se voluntariaram para contribuir. Foram três dias de muita atividade e desprendimento para os alunos Laís de Oliveira Arize, Maria Juliana Guimarães Cardoso; Cleilton Gabriel Viana de Matos; Nátaly Mariane Cavalcante Moura; André Lucas da Silva Santos; Luiz Henrique Souza Cruz e Luiz Guilherme Teixeira de Pinho, todos do CPM, e Luanda Gabriele Souza Gomes de Silva, da UNINASSAU.
Eles iniciavam as atividades por volta das 08h30 e encerravam por volta das 19 horas, com pausas pequenas para almoço e lanche. Assim conseguiram contribuir significativamente para que os donativos chegassem aos desabrigados em tempo recorde nas centrais de distribuição. No sábado (08) partiu da sede do 9º GBM o terceiro caminhão carregado de donativos com destino a cidade de Feira de Santana.
“Mesmo de forma simples, é gratificante ajudar na separação do que será destinados para os desabrigados. Muitas vezes só precisamos doar um pouco do nosso tempo e atenção. É algo que faz a gente se sentir mais humano”, disse o estudante Luiz Guilherme.