Praticar atividades físicas é benéfico para as pessoas de todas as idades. O segredo é simplesmente manter-se ativo. Isso irá ajudar a…
- Prevenir doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, problemas precoces nas articulações e alguns tipos de câncer.
- Melhorar sua força, equilíbrio e disposição física para que você possa se manter independente.
- Aumentar suas defesas imunológicas contra vírus sazonais e oportunistas.
- Aumentar sua capacidade de recuperação contra as enfermidades, especialmente infecções.
- Reduzir os sintomas da depressão e ansiedade.
- Liberar em sua corrente sanguínea endorfinas importantes, tais como: Ocitocina, Noradrenalina, Dopamina e até Histamina. Pesquise sobre isso, vá além da leitura superficial.
Mas, antes de começar você irá precisar tomar algumas providências básicas…
Se você tiver algum problema como doenças do coração, diabetes ou obesidade, fale com seu médico sobre a melhor forma de iniciar um programa de exercícios. Ele certamente irá sugerir uma avaliação médica para determinar a carga ideal de atividades para seu perfil; além de sugerir uma dieta capaz de atender às novas necessidades somáticas.
Tente fazer duas horas e meia de exercícios aeróbicos moderados por semana
- Escolha atividades que aumente seus batimentos cardíacos, como caminhar mais rápido, dançar, ou pedalar uma bicicleta ergométrica.
- Comece devagar – com menos de dez minutos de exercício por vez e vá aumentando o tempo gradualmente. Por exemplo, na primeira semana 10 minutos; segunda quinze, e assim por diante. Uma média ideal de seções de exercício é de práticas de 20 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.
- Avise ao seu médico se sentir falta de ar, dor no peito, perda de peso incomum ou algum outro sintoma que julgue fora do normal para sua fisiologia.
Faça atividades de fortalecimento duas vezes por semana
- Tente fazer levantamento de peso. Você também pode usar latas de alimentos como peso. Não exagere, pegue um peso adequado à sua capacidade. Lembre-se: um pequeno peso, depois de algum tempo se torna um grande peso.
- Expire quando levantar o peso e inspire quando abaixar. Segurar a respiração pode provocar mudanças na sua pressão sanguínea, isto é, faz baixar os batimentos, desde que vá liberando o ar dos pulmões de forma gradual; sem pressa.
Faça atividades de equilíbrio pelo menos três dias por semana
- Pratique ficar sobre um pé só. No princípio pode se apoiar em alguma coisa. Depois, com a chegada do hábito, se libere desse apoio.
- Erga os calcanhares ficando apoiado na ponta dos pés pelo menos duas vezes por dia. Isso ajuda a ativar a circulação nas partes inferiores do corpo, eliminando ou minimizando o risco de varizes e tromboses nas pernas. Esse exercício pode ser feito em pé ou sentado. Quando pegar o jeito pratique seções de pelo menos 20 flexões de cada vez.
- Aprenda Tai-Chi, um exercício Chinês de Mente-Corpo que envolve o movimento lento e cauteloso de toda massa corporal. Isso fará aumentar a quantidade de endorfinas benéficas na sua circulação permitindo um maior relaxamento físico; uma melhor qualidade de sono, equilíbrio corporal e controle da pressão arterial.
- Entre para uma aula de Yoga ou tente fazer em casa com a ajuda de vídeo-aulas, mas nunca sem antes fazer uma avalição física com um fisioterapeuta ou médico.
- Caminhe. Caminhe todos os dias. Pode ser até em uma pequena área de sua casa. O importante é a distância percorrida. Compre um aparelhinho chamado “Sensor de Passada”, cuja função será monitorar a distância percorrida a cada ciclo das caminhadas.
- Seja perseverante, pois no início vai parecer um verdadeiro martírio manter a rotina de exercícios. Mas tudo é uma questão de hábito, e em pouco tempo seu corpo vai se adaptar ao novo padrão.
Fonte: mundosimples.com.br