BRASIL

Ato contra o uso de agrotóxicos acontece neste domingo

“Marcha agrotóxico mata” acontece neste domingo (4) em diversas regiões do país.  A manifestação está sendo organizada por integrantes da sociedade civil em parceria com organizações suprapartidária contrária ao uso excessivo e indiscriminado de agrotóxicos no país.

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), o que coloca o país como o campeão mundial no uso de pesticidas na agricultura.

Em apoio ao movimento, o PV (Partido Verde), peticionou junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), a arguição por descumprimento de preceito fundamental e pedido de medida cautelar contra a aprovação 260 pesticidas liberados pelo Governo Federal somente no primeiro semestre de 2019 no Brasil.

O PV considerou os riscos avaliados por países da Europa, Estados Unidos, Austrália e Canadá, que aboliram de suas lavouras a utilização de parte destes produtos, por entender que contaminam o meio ambiente, auxiliam no desenvolvimento de células cancerígenas e compromete a sobrevivência das abelhas e da polinização; ação responsável pela preservação dos frutos e vegetais.

Fonte: Bahia Notícias

Deixe um comentário