JUAZEIRO

Toda manifestação popular tem participação de políticos

Na história sociopolítica do Brasil, as manifestações populares sempre tiveram a participação de políticos de oposição ou da situação, do evento da independência ao impeachment da presidente Dilma. De vez em quando surge um paladino da moral e faz textão pseudojornalístico sobre as manifestações populares e a ligação com políticos. Por que fazem artigos descaracterizando os movimentos populares? Grana ou subserviência?

Na última quinta-feria (05/09) houve em Juazeiro o manifesto popular e legítimo contra as muriçocas. Quem gosta delas? Talvez alguns jornalistas imune as picadas e ao zumbido infernizante. No mês de agosto o artista Rafael Pereira teve o seu momento “A muriçoca gigante” destruída por prepostos da prefeitura, fato que gerou comoção social e política.

Nessa efervescência sociopolítica, quem ajudaria ao Rafael Pereira e tiraria proveito político da situação? Os jornalistas? Os vereadores de Juazeiro? O prefeito? O ex-prefeito. É óbvio que seria a oposição, e não é uma questão somente de querer o poder, mas reivindicar o seu momento político, isso é natural, saudável e altamente legítimo.

As manifestações de 2013, que foi o movimento catalisador do impeachment de Dilma, foi patrocinado pelo PSDB e pelo DEM paulista. Quem bancou as despesas para a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) trazer em 2014 para Petrolina/PE 99 ônibus para participar do comício da presidente Dilma Rousseff, foram os políticos de oposição? Claro que não!

O prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) num ato irresponsável e de puro oportunismo político resolveu construir uma estátua para o jogador Daniel Alves, é legitimo? Sim, ele pode usar desse momento para se promover, embora inoportuno. Porque os políticos da oposição não podem fazer o mesmo para desgastar a gestão? É uma torpeza chamar quem usa o momento político de ratos e baratas, utilizando termos chulos para descaracterizar um movimento legítimo.

A falta de representatividade no parlamento, e a condição de se fazer ouvir as suas demandas comunitárias, numa Câmara de Vereadores onde 21 vereadores, 20 é da base aliada ao prefeito, é o principal  motivo para o surgimento dos movimentos populares de manifestação (protestos, passeatas, manifestações, invenções artísticas),  Justamente pela incapacidade e o não fomento ao diálogo político mediado através das instituições públicas representativas.


	

One Reply to “Toda manifestação popular tem participação de políticos

  1. Um ótimo texto que justamente reposiciona no tabuleiro do xadrez político cada um dos participantes do embate democrático e ainda tem a perspicácia de alfinetar as sentinelas do governo Municipal .
    Governo Municipal que devido ao tempo alongado do uso do poder , entre outras pautas já levantadas , inclusive pelos próprios eleitores , deve e necessita de apreciações críticas dos cidadãos e partidos opositores .
    Assim podemos ver que está aberta a temporada de discussões sobre a devida alternância na prefeitura de Juazeiro.

Deixe um comentário