JUAZEIRO SOCIAL

Coronavírus: Tradição de malhar o Judas é mantida, em Juazeiro

A queimação dos Judas é uma brincadeira do período da quaresma que retrata a figura de Judas Escariotes como símbolo de traição. Simboliza também um fenômeno de catarse, quando o Judas recebe, nas cerimônias populares representações do cotidiano social, religioso e político.

A brincadeira é preparada na Sexta-Feira Santa à noite e realizada no Sábado de Aleluia. Consiste da feitura de boneco – o Judas – que é dependurado geralmente num galho de árvore ou num poste.

Embora seja uma tradição que vem morrendo cada vez mais, a ‘malhação’ do Judas se mantém em alguns bairros populares, que infelizmente por conta da pandemia esse ano em algumas comunidades não houve a queimação do Judas.

Mas um grupo de juazeirenses resolveu manter a tradição popular viva, mesmo em tempos do coronavírus, o grupo saiu as ruas para protestar contra os políticos e autoridades locais.

Um boneco com três cabeças circulou por algumas ruas da cidade montado numa muriçoca gigante, no final o Judas foi “condenado” a ser queimado no bairro Alto do Cruzeiro, que faz parte de uma região mais desassistida pelo poder público. A queimação foi transmitida através de uma live pelo facebook.

Um popular que não quis se identificar, resumiu a queima dos Judas em Juazeiro: “Todos os anos pegamos uma pessoa famosa, um político que está desagradando a população, e colocamos a foto dele no boneco. Este ano o Judas teve três cabeças, uma Hidra, uma espécie de serpente com várias cabeças, representando o prefeito Paulo Bomfim, o ex-prefeito Isaac Carvalho e o delegado Charles Leão”.

“A população de Juazeiro cansou, cansou das muriçocas, cansou dos canais abertos, cansou dos escândalos de corrupção, cansou da cidade escura, cansou do saneamento mal feito, cansou da falta de segurança, cansou da péssima saúde, cansou das ruas cheias de buracos, ruas que no mapa da prefeitura estão asfaltadas na realidade elas são de barro ainda, então o povo começa a se revolta e começa a fazer esses protestos pacíficos para chamar atenção da atual gestão que deixa muito a desejar”.

Essa é a intenção da queima de Judas, “queimar” os traidores do povo.

Confira os vídeos:

Deixe um comentário