JUAZEIRO SAÚDE

Juazeiro: Após o anúncio da transmissão comunitária, triplicam as notificações do coronavírus. Saiba por quê.

No sábado (11) foi decretada a fase da transmissão comunitária do novo coronavírus em Juazeiro, a partir da confirmação de mais dois casos de pacientes que não viajaram para cidades ou países com transmissão e nem tão pouco tiveram contato com os outros infectados na cidade.

Na atualização da SESAU no sábado, Juazeiro tinha 35 casos notificados (suspeitos), 05 confirmados, 12 em investigação e 18 descartados.  Na segunda-feira (13) já tivemos outro cenário de notificações, pulou de 35 para 46 o número de notificações e de 12 investigados para 22.

Passados sete dias do anúncio da transmissão comunitária em Juazeiro, pulou de 35 para 101 as notificações (suspeitos), de 05 para 06 de casos confirmados, de 12 para 67 os casos em investigação e de 18 para 67 os casos descartados.

Infelizmente as autoridades sanitárias e epidemiológicas, assim como, o Comitê de Enfrentamento, não fazem os devidos esclarecimentos a população, inclusive o prefeito participou de uma live pelo facebook, na última quarta-feira (15) mas não esclareceu essas informações para a população.

A explicação para o aumento número de notificações, pode ser que a partir de existência de casos confirmados pela transmissão comunitária, as pessoas que tiveram contato com os pacientes estão sendo investigados e pode também ter gerado um temor maior nas pessoas, e essas passaram a procurar por atendimento nas unidades públicas e privadas.

A recomendação do médico e vereador Allan Jones, é que a população fique atenta a sinais de alerta que sugerem que uma gripe não está curando bem, como febre que se prolonga por mais tempo e que não responde a antitérmicos, dor de garganta, além de falta de ar.

Alerta também para a urgência do município em comprar os kits rápidos, hoje as amostras estão sendo enviadas para o Lacen, em Salvador. A Câmara aprovou o uso pelo município no valor de 6 milhões. “E fiquem em casa, o isolamento domiciliar é o meio mais eficaz até o momento para contermos o avanço do vírus”, ressaltou Allan Jones

Deixe um comentário