Na semana passada os profissionais da UPA – Unidade de Pronto Atendimento denunciaram as precárias condições da Unidade que passou a partir desta segunda-feira (11), atender os casos de pacientes com quadro de sintomatologia gripal, suspeitos de COVID19 e H1N1.
Rapidamente a Secretaria de Saúde emitiu uma Nota tentando descredibilizar a denúncia dos profissionais e dos vereadores que tornaram pública a denúncia. E os vereadores Anderson da Iluminação (PP) e Cida Gama (PP) foram a UPA para conferir as boas “condições”, inclusive tiraram fotos e postaram nas redes sociais.
Mas, com a mentira tem pernas curtas e a todo tempo a gestão estar sendo desmoralizada e descredibilizada pela população, os profissionais da UPA voltaram a mostrar a realidade absurda em que se encontram os leitos destinados aos pacientes. Embora o município já tenha recebido quase 5 milhões de reais do governo federal.
As imagens são chocantes e absurdas, um verdadeiro atentado a saúde pública, digna de uma representação ao Ministério Público, ou até mesmo a ONU, por grave violação aos direitos humanos.
A denúncia anterior era sobre a ausência de respiradores que somente tinham dois que foram doados e que alguns monitores cardíacos estavam sem funcionar. Agora são os colchões velhos e rasgados sob macas enferrujadas.
Com certeza a SESAU vai emitir uma Nota desqualificando a denúncia dos profissionais, e os vereadores novamente irão tirar fotos com os colchões novos. É sempre assim, eles somente agem depois da denúncia ou da reclamação.
Confira o vídeo enviado pelos profissionais que pediram anonimato:
Ainda dizem que tem estrutura, a upa não tem estrutura, e eu pergunto cadê os 5 milhões?!