JUAZEIRO PETROLINA SAÚDE

Covid-19: Juazeiro testa menos do que Petrolina

Essa diferença chama atenção para um problema que separa as duas cidades de maneira desigual para o combate a pandemia: o número de testes/dia. É possível notar isso diariamente nos boletins que são divulgados pelas secretarias de saúde das duas cidades. Preocupante porque mesmo testando bem menos que Petrolina, há registros de mais casos positivos/dia em Juazeiro do que em Petrolina. Avaliem se a testagem fosse semelhante.

Desde o início da pandemia até agora 9.768 pessoas foram testadas em Juazeiro e desse total de testes, 1.566 foram confirmados. Já Petrolina testou até agora 19.125 pessoas e desse total, 1.741 casos foram confirmados. Número de óbitos em Juazeiro: 42 e Petrolina: 41. O índice de isolamento social em Petrolina está em 41,8%, o que se espera com esse novo decreto que fechou o comércio, parques e orla da cidade é que se chegue a um índice aumente com o passar dos dias, mas isso ainda não foi observado. Não se sabe o índice de isolamento de Juazeiro.

De acordo com o professor João Ricardo, coordenador da pesquisa sobre a evolução da Covid19 na região de Petrolina e Juazeiro, realizada pelo colegiado de economia da Facape, a taxa de mortalidade ainda é considerada baixa 2,4% em Petrolina e 2,5% em Juazeiro. “Infelizmente não se tem a informação da quantidade de leitos de UTI privados que estão disponíveis. Essa informação é fundamental, pois foi utilizada para o retorno do isolamento social mais rígido. Dessa forma, a população precisa exigir que seja divulgado quantos leitos de UTI privados estão disponíveis e o percentual de ocupação deles”, chama atenção o professor Dr João Ricardo para a não divulgação da taxa dos leitos privados diariamente nos boletins que a secretaria de saúde de Petrolina.


Fonte: Programa Viver Bem

Deixe uma resposta