BAHIA

14 tremores de terra são registrados em Jacobina somente nesta sexta-feira (4)

Jacobina tem o maior número de tremores ocorridos em um único, desde o início das medições; nesta sexta-feira (4), foram registrados 14 abalos sísmicos no município. Nesta sexta-feira (4). As informações são do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN)

A terra começou a tremer ainda na madrugada, às 2h55min, com as ocorrências variando entre 1.1 a 2.5 mR, este de maior intensidade ocorreu às 8h29min.

Diversos moradores da localidade de Jabuticaba relataram sentir os tremores, inclusive chegando a acordar durante a madrugada em decorrência dos abalos.

No final do mês de fevereiro, o LabSis/UFRN instalou uma rede sismográfica em Jacobina, contendo seis estações, com o intuito de identificar e estudar os eventos que vêm ocorrendo no município. Os trabalhos de campo tiveram o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Tecnologia (INCT-ET/CNPq).

A região onde foram sentidos os tremores fica próxima de uma mineradora de ouro que possui duas barragens de rejeitos, uma operação e outra desativada.

Por Notícias Limpa