CULTURA JUAZEIRO

Catadores de materiais recicláveis terão estrutura garantida para trabalhar durante Carnaval de Juazeiro

Os preparativos para o Carnaval de Juazeiro não param e em todos os setores da Prefeitura é possível ver as equipes trabalhando para levar a melhor experiência, não só para o folião, mas também para quem aproveita para ganhar uma renda extra com a festa. Um exemplo são os catadores de materiais recicláveis, vinculados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz).

Através de Termo de Cooperação Técnica, assinado junto ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, os cooperados terão, mais uma vez, uma estrutura fixa com toldo adequada para que possam guardar os materiais coletados durante a folia de Momo. Em todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Juazeiro, a exemplo da Copa Vela, Santo Antônio das Tradições, dentre outros, o município assegura as condições para o trabalho dos catadores, através do SAAE, e também um espaço para que os trabalhadores possam deixar as crianças aos cuidados de equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

“A gestão Suzana Ramos tem um cuidado diferenciado para os catadores da Cooperfitz, que são verdadeiros parceiros do SAAE e que, com certeza terão um bom complemento de renda durante o Carnaval de Juazeiro, além de um local para acondicionar os materiais arrecadados. Na verdade, a nossa parceria com eles é diária, através de termo de cooperação técnica, o SAAE disponibiliza um caminhão para coleta seletiva, motorista e o combustível, equipamentos de proteção individual e coletiva, além de servidores que auxiliam na logística e atendimento das necessidades dos catadores”, explica a coordenadora de resíduos sólidos, Yana Maggie Caldas.

O presidente da Cooperfitz, Ivo dos Santos, celebrou o cuidado que, mais uma vez, a Prefeitura de Juazeiro está tendo com os trabalhadores durante um evento tão importante para a cidade como o Carnaval. “Mais uma vez a Prefeitura, através do SAAE, está nos dando todo o apoio e suporte e isso facilita muito o nosso trabalho, a gente consegue já separar os materiais no espaço correto, sem risco de perdê-los. Recebemos alimentação, água, enfim, toda a preocupação com a Cooperfitz”, destaca Ivo.

Fonte: Ascom/SAAE/PMJ