JUAZEIRO

Opinião: Após um silêncio de 08 anos, Alex Tanuri é a cara da oposição em Juazeiro

O vereador Alex Tanuri (PP) que já passou pelo PSDB da prefeita Suzana Ramos, no PSL que elegeu o presidente Jair Bolsonaro, e que já foi contra o PT e o PCdoB, inclusive chamando os petistas de ratos, durante a campanha do impeachment da presidenta da Dilma Rousselfe, ele agora é a cara da oposição em Juazeiro.

Quando foi eleito em 2008 para o primeiro mandato, o vereador Alex Tanuri foi opositor ferrenho do ex-prefeito Isaac Carvalho, chegando afirmar que o ex-prefeito era chefe de quadrilha. Em 2011 Alex disse categoricamente que o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho tinha praticado fraude para tentar reverter a rejeição das contas do exercício de 2010 e “tem de ser punido criminalmente”, além de ter confirmada a rejeição no TCM”.

Ao longo do primeiro e segundo mandato, o vereador não poupou adjetivos ao ex-prefeito Isaac Carvalho e ao PT: ladrão, bandido, corrupto, fraudador e desonesto, foram os termos mais suaves.

E fez menção também a subserviência da Câmara: “Eu quero dizer ao prefeito que ele respeite a população. A Câmara ele não respeita, mas se não quer respeitar o Legislativo, respeite pelo menos a população”, “A população tem o atual legislativo como o pior dos últimos tempos por culpa do prefeito Isaac Carvalho”.

Por fim, em 2 de junho de 2010, foi pulicado no blog de Carlos Britto uma afirmação do vereador Alex Tanuri quando afirmou que Isaac Carvalho “era líder de quadrilha” e que existia uma quadrilha dentro da prefeitura. “Estão dizendo que a prefeitura mudou de nome para prefeitura municipal da Juagro, temos que investigar isso”.

De inimigos mortal, Alex e Isaac Carvalho passaram a ser amigos, ao ponto do vereador ser o presidente da Câmara por dois mandatos consecutivos, com as bênçãos de Isaac Carvalho.

Em uma das suas pérolas, o vereador Alex Tanuri disse em 2013 que depois dos quarenta anos aprendeu a ficar calado. Pelo que tudo indica era mera retórica de quem almejava algo mais aderindo ao grupo ou a “quadrilha” (definição dada pelo vereador) do ex-prefeito Isaac Carvalho.

Portanto, o silêncio e a subserviência do vereador Alex Tanuri durante esses últimos 08 o faz responsável pelos desmandos e o caos instalados em Juazeiro, com as diversas operações da polícia federal, com as denuncias de desvios de recursos públicos na saúde e educação (onde a esposa do vereador era a titular).

A morte de bebês na maternidade, o arrocho salários dos aposentados e servidores da ativa, a lei que impede os contratados de assumirem cargos no processo seletivos, aparelhamento da máquina pública em favor de um grupo político, o inchaço da folha da pagamento, o número exorbitante de parentes dos ex-prefeitos Isaac Carvalho e de Paulo Bomfim na prefeitura, a ausência da concurso público na área de educação, falta de transparência na aplicação dos recursos para o combate a covid-19, e  mais uma dezenas de problemas que a cidade ainda enfrenta por falta de política pública, tem ou teve a participação direta do vereador Alex Tanuri.

Embora reeleito nas eleições de 2020, o vereador teve uma derrota política nunca vista na história de Juazeiro. Alex Tanuri tinha a sua disposição a secretaria de educação e vários cargos dentro do governo, mesmo assim não tem uma votação expressiva.

Ainda em 2020, o vereador de primeiro mandato, Berg da Carnaíba, derrotou o vereador Alex Tanuri para a presidência da Câmara.

Corre a boca pequena que Alex tentou (ainda tenta) ser aceito na base da prefeita Suzana Ramos, sem chances alguma, a prefeita disse para os seus interlocutores que aceita qualquer outro vereador na base, menos Alex Tanuri.

Para Alex só resta criar fake news (o caso do hospital de campanha) ou tentar desgastar o governo, mas nada poderá reverter a sua impopularidade e a sua eventual derrota nas eleições de 2024, quando deverá concorrer para o seu quinto mandato como vereador.

Deixe um comentário