EDUCAÇÃO

Estudantes do ensino médio relatam dificuldades com aulas remotas no retorno das atividades presenciais

Duas estudantes ouvidas pela reportagem do BNews na manhã desta segunda-feira (26), dia que marca o retorno dos alunos do ensino médio às salas de aula baianas – ainda na modalidade semipresencial -, afirmaram ter tido problemas de adaptação com a modalidade de Ensino a Distância (EAD) durante o período de aulas 100% remotas.

A estudante do terceiro ano Dandara Naila, e a aluna do primeiro ano, Janaina Guimarães, disseram que estavam ansiosas para o início do ensino híbrido.

“Estava com dificuldade para aprender no EAD. Ainda mais para fazer o Enem.[Exame Nacional do Ensino Médio]. É complicado. Vim correndo, peguei ônibus, quase que deu tudo errado. Mas vim pra cá”, disse Naila. 

Dinaldo Silva  acrescentou que alguns de seus professores avisaram que viriam, ao passo que outros não, e que não sabia se o profissional que ministrará a aula que fora assistir estava ou não presente.

Guimarães também destacou que “estava sendo complicado ter aulas remotas”, e disse esperar que as medidas sanitárias adequadas – distanciamento, uso de máscara e alcool gel – estejam sendo tomadas. 

“Foi muito tempo perdido, e agora que estamos voltando. Estou com muita expectativa. […] Estou preocupada com minha saúde sim. Ainda estamos em pandemia. Nós [alunos] não tomamos a vacina – muitos dos professores também não -, mas espero que estejam tomando as medidas adequadas”, avaliou. 

Na última sexta-feira (23), o secretário de educação do estado, Jerônimo Rodrigues, defendeu que as escolas estavam “prontas” para receber os alunos.