COMUNIDADE JUAZEIRO Meio Ambiente

Alagamentos em Juazeiro: impactos do descarte incorreto do lixo e da falta de saneamento

Você sabe como acontece um alagamento? De forma simples, a pavimentação dos grandes centros urbanos impede que a água entre no solo, proporcionando um escoamento que é apenas superficial. Além disso, como os corpos d’água recebem muita água rapidamente, os alagamentos acabam acontecendo.

Em Juazeiro, a falta de saneamento e o descarte de lixo feito de forma incorreta contribuem muito para que os alagamentos aconteçam.

Qual é o panorama dos alagamentos em Juazeiro?

Ausência de infraestrutura

Para evitar os alagamentos, é necessário que os locais contem com um bom sistemas de drenagem pluvial. Isso inclui bocas de lobo ou bueiros livres para que a água das ruas seja drenada e encaminhada para o rio. O centro urbano foi formado e ampliado, sem o devido planejamento, é comum que alguns locais não tenham rede de drenagem pluvial adequada para suportar as condições climáticas.

Ocupação inadequada

É comum a construção de casas em locais que são inapropriados para a ocupação humana, uma vez que a proximidade aos canais favorece as chances de alagamentos. Com a ocorrência das chuvas, esses locais são atingidos primeiro, dificultando a possibilidade de que as pessoas saiam rapidamente dos locais.

Destinação incorreta dos resíduos sólidos

É comum em Juazeiro a população jogar nos canais restos de entulhos, de poda, moveis e eletrodomésticos velhos. Assim como, quando a população descarta o lixo incorretamente, as latinhas, embalagens e sacos de lixo descartados na rua acabam sendo arrastados pelas chuvas para as bocas de lobo e se acumulam ali na entrada do sistema, bloqueando o escoamento da chuva pela rede de drenagem. Dessa forma, com a chuva incapacitada de adentrar as tubulações, a água acumula e provoca alagamentos, sendo um dos principais fatores causadores de enchentes.

Entupimento de bueiros

A grande quantidade de lixo existente nas ruas é um dos grandes fatores que levam às enchentes. Com a falta de conscientização da população, aliada aos serviços precários de coleta seletiva e de reciclagem, os resíduos que estão nas vias públicas acabam sendo levados pelas chuvas para os bueiros, entupindo-os e impedindo a passagem da água no local.

Além das responsabilidades dos municípios em prover a infraestrutura de saneamento adequado para os cidadãos, a população também é um ator fundamental para que os sistemas funcionem adequadamente. Exemplo disso é o descarte de lixo: caso houvesse separação do lixo e destinação adequada, com os descartes feitos nos locais corretos e de maneira correta, muitos problemas poderiam ser evitados.

Para mudarmos a realidade dos alagamentos em Juazeiro, é necessário a união entre os principais atores da sociedade: população e governo. Com a conscientização e adoção das melhores práticas, é possível diminuir os efeitos dos alagamentos, o que trará maior qualidade de vida e saúde para a população.